quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Muita, mas muita calma nessa hora...

É, eu sei que não estamos na Libertadores.

Sei que o elenco carece de peças - sobretudo, um bom reserva para o Loco.

Sei também que fomos eliminados da Taça Guanabara - torneio deficitário e detestável que todo mundo (nós e os rivais) acha que tem obrigação de ganhar.

Mas calma. Não é o fim do mundo! Não é hora de crucificar meio time e caçar bruxas.

Fomos eliminados sim, mas de maneira digna. Jogamos de igual pra igual contra o elenco zilhardário do Fluminense (com ligeira vantagem para o rival) e com importantes poréns: Andrezinho e Loco Abreu no sacrifício (esse último sequer deveria ter sido escalado, na minha opinião), Cidinho machucado, Maicosuel suspenso (e também lesionado). E, ainda assim, um pequeno detalhe na cobrança de pênaltis poderia ter resolvido a parada a nosso favor.

Se há um time que precisa rever suas condições, este é o Fluminense. Com elenco muito superior - ao menos no papel, sofreu pra eliminar um Botafogo desfigurado nos pênaltis.

Precisamos de peças? Sim, precisamos. Mas não vamos invalidar o trabalho realizado chamando Oswaldo de burro, Loco de cone (embora o uruguaio não venha fazendo boa temporada em 2012) ou defenestrando Márcio Azevedo. Perdemos a Taça Guanabara, mas não percamos o bom senso. Ainda é cedo pra julgar - e julgamentos precipitados, como sabem, sempre atrapalham.

Um estadual a mais ou a menos não vai aplacar a ira da torcida e a ânsia por títulos de expressão. Por isso, penso que este campeonato deveria ser relegado a segundo plano e utilizado como laboratório para testar os meninos Vitinho, Jeferson, Renan Lemos, Gabriel, Élber... O foco total deve ser a Copa do Brasil.

Concordo que é grande o ódio contido pela não classificação para a Libertadores, feridas estão abertas, e pedir paciência a torcedor é quase tão inútil quanto clamar honestidade aos políticos de Brasília.

Mas ainda assim, teimosamente insisto em insistir: CALMA.

5 comentários:

  1. A torcida do Botafogo está profundamente machucada, acho que a diretoria tem que ter noção da profundeza da ferida que está aberta ainda, e qualquer coisa: eliminação, falha da zaga, derrota, empate faz essa ferida se reabrir e toda derrota acaba sendo profundamente dolorosa.

    Em tempos, é dificil ter calma quando lá se vão 17 anos desde o último título de expressão.

    Mas, no geral, concordo com o que você escreveu.

    ResponderExcluir
  2. Diogo, eu entendo a torcida. Mas o fato de compreender a impaciência não quer dizer que concorde com ela. Se não houver um pingo de racionalidade nesse momento, aonde iremos parar? Abraços

    ResponderExcluir
  3. A situação é complicada, em 89 nós ansiávamos por um único título de campeão carioca prá sair da fila. Agora um estadual conquistado com a vitória em dois turnos direto não é suficiente. Os tempos são outros, a torcida também ...
    O Clube é melhor, o time também não é ruim. Tá faltando um jogador de expressão, talvez. Os que temos aí no time já não tem mais poder de mudar a situação, e o que a diretoria fará? Creio que não há dinheiro para algo muito melhor do que já temos por ái ou seja, jogadores que compoem um elenco mas que não se destacam individualmente.

    ResponderExcluir
  4. No 2º tempo, quando perdemos o controle do jogo o time estava desfigurado e sem condição alguma de jogo. Vc citou loco, nitidamente sem condições e mancando durante o jogo, e andré o qual retornava de lesão muscular e não teve a mobilidade usual. Mas ainda tinhamos elkeson com dores na panturrilha o que provocou sua queda de rendimento no 2º tempo e herrera que também no 2º T atuou pela esquerda local onde sabemos que ele joga muito mal. O argentino quando atua pela direita no ataque pode não ser nenhuma maravilha mas pelo menos dá sequencia as jogadas, como fez na jogada do gol, umadas poucas q foi pela direita no 2º T. Logo jogamos sem mago que vinha sendo o melhor do time mesmo ainda longe d ser o mago de 2009, sem jobson que volta na próxima semana e com elk andré e loco sem condições fisicas e herrera atuando onde não sabe. Portando acho que ficou não ficou feio não. Acredito nesse time na temporada!!!

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que você tinha blog :)
    Beijos ;*

    ResponderExcluir